Capa | Notícias | Programa Viver da Prefeitura

Programa Viver da Prefeitura

A Prefeitura Municipal lançou um Programa Viver Bem, com apoio de igrejas e comunidades e voluntários e outros. Não podemos ficar de fora de uma realidade que está as nossas portas. Vamos apoiar..

Viver IndaiatubaINDAIATUBA: COMBATE ÀS DROGAS SOB UMA PERSPECTIVA INOVADORA

A prevenção ao uso de drogas é o social inadiável do nosso tempo

O problema com as drogas tem se agravado de forma constante e, hoje, aflige populações em todo o mundo. Famílias sofrem com esse flagelo. As drogas geram inúmeros problemas complexos: sociais, biológicos, psíquicos e culturais. E toda a sociedade é atingida.

No Brasil, segundo pesquisas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), cresceu o uso de drogas ilícitas por adolescentes de 2009 para 2012, sobretudo entre as meninas.

A sociedade cobra e precisa de soluções para o problema. Enquanto representante público senti-me na responsabilidade de apresentar uma proposta eficiente que procurasse atender toda a população. Tenho plena convicção de que o combate às drogas é o social inadiável do nosso tempo.

Portanto adotamos uma iniciativa multidisciplinar para esse enfrentamento, envolvendo várias secretarias do município, entidades religiosas, ONGs, voluntários e as polícias. Assim nasceu o Programa Viver (Valorizando o Indivíduo e a Vida Em Recuperação). O nosso programa de prevenção e combate às drogas em Indaiatuba está estruturado sobre cinco premissas básicas:

  • 1) Proteger crianças e adolescentes que não estão envolvidos com as drogas;
  • 2) Recuperar os iniciantes, que devem ser reintegrados à vida produtiva e saudável;
  • 3) Trabalhar a drogatização considerando a necessidade de recuperar dependentes químicos como missão da sociedade;
  • 4) Combater com ações permanentes e enérgicas o traficante e o fornecedor de entorpecentes;
  • 5) O sucesso do programa está diretamente vinculado à participação de toda a sociedade.

É importante ressaltar que a prevenção e o risco receberão nossos maiores esforços, mas temos também ações que visam recuperar famílias e combater aqueles que insistem em afrontar os direitos do cidadão de bem.

Criamos a Central de Risco para coordenar todas as iniciativas. A partir do momento que recebe uma ligação, a Central passa todas as orientações necessárias. Quando for o caso, ela envia uma equipe treinada do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) para referenciar e acolher uma família. Com todos os dados em mãos, os profissionais traçam um Plano de Atendimento específico levando em conta o local da residência e projetos existentes no banco de dados.

Essa pessoa é convidada a participar desse Plano. Mensalmente ela é acompanhada para avaliação, revisão e alterações no programa, até seu desligamento ou necessidade de outras intervenções.

O Programa Viver é ao mesmo tempo simples, inovador e de grande eficácia, pois organiza todas as iniciativas existentes na comunidade. Nossa proposta é trabalharmos unidos para garantir um futuro melhor a esta e às próximas gerações.

Matéria do site:http://www.indaiatuba.sp.gov.br/programa-viver/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.